Um pouco de céu

terça-feira, novembro 21, 2006

II Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

O II Seminário Media, Jornalismo e Democracia decorreu nos passados dias 13 e 14 de Novembro, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa, sob organização do Centro de Investigação Media & Jornalismo (CIMJ).
Este Seminário teve uma duração de dois dias e foram abordadas as seguintes temáticas: a cobertura jornalística de campanhas eleitorais, de congressos partidários e de finais de mandato e, também, a importância dos líderes de opinião, ou comentadores políticos, no universo mediático.

A sessão inaugural e a conferência de abertura foram apresentadas por Nelson Traquina, Presidente do CIMJ. Doris Graber (docente da Universidade de Illinois), Kees Brants (Universidade de Amesterdão) e João Pissarra Esteves (Universidade Nova de Lisboa) foram os intervenientes desta sessão, cujo comentário pertenceu a José Pacheco Pereira. Estes debruçaram-se sobre a forma como os jornalistas servem a democracia e a importância que as novas tecnologias da informação ocupam no panorama democrático actual.

Estrela Serrano (docente da ESCS) e Fermim Galindo (Universidade de Compostela) foram os intervenientes da primeira sessão dedicada à "Cobertura Jornalística de Eleições". José Manuel Paquete de Oliveira, docente do ISCTE e actual Provedor do Telespectador da RTP1, foi o moderador, enquanto que os comentários ficaram a cargo de André Freire (docente do ISCTE) e de José Manuel Fernandes (director do jornal Público).

A segunda sessão, intitulada "Cobertura Jornalística de Congressos Partidários" foi enriquecida pela presença dos docentes James Stanyer, da Universidade de Loughborough, e Rogério Santos, da Universidade Católica Portuguesa. Ambas as exposições se centraram nos resultados de estudos acerca da cobertura de congressos políticos, britânicos e portugueses. O comentário ficou a cargo do jornalista do Expresso, Ricardo Jorge Pinto que deu a sua visão, mencionando o sensacionalismo com que os media abordam os congressos partidários.

O primeiro dia do seminário encerrou com a apresentação de comunicações livres, a decorrer em três salas em simultâneo.

As exposições recomeçaram pela manhã de dia 14 com os oradores Isabel Ferin, docente da Universidade de Coimbra e investigadora do CIMJ, e Albino Rubin da Universidade Federal de Bahia. Ana Maria Cabrera (CIMJ) foi presidente da mesa e coube a Adelino Gomes, redactor principal do Público, comentar o que foi dito. O tema abordado foi a "Cobertura Jornalística de Finais de Mandato", nos casos específicos dos mandatos de Cavaco Silva, António Guterres e Santana Lopes, em Portugal, e Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva no Brasil.

O programa seguiu com os lançamentos de Publicações do CIMJ, tais como as Revistas Media & Jornalismo (nºs 8 e 9) e alguns livros dos quais se destacou "A fonte não quis revelar" de Rogério Santos.

A última sessão, dedicada ao papel que assumem os líderes de opinião, contou com a intervenção de Rita Figueiras, da Universidade Católica Portuguesa, e foi Pedro Magalhães, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, quem comentou.

Tal como no dia anterior as comunicações de tema livre encerraram o seminário, acerca do qual apenas falta referir a falta de comparência de alguns moderadores, comentadores ou até mesmo oradores.

Andreia Guerreiro